O que é esta acção?

O que é a Assembleia Geral Anual (AGA)?

A AGA (Annual General Assembly – AGM, em inglês) é o órgão superior duma empresa. Junta os accionistas (ou, em muitos casos, representantes deles) anualmente para aprovar o relatório de gestão e contas individuais e consolidadas do ano passado, discutir os resultados do exercício do ano passado, e deliberar sobre as actividades do próximo ano.

Nós interpretamos a AGA da Galp como uma cena de crime e não um espaço meramente económico, porque é onde se legitima internamente todas as operações e todos os negócios que seguem ao longo do ano.

Porque é que vão contestar a AGA?

Ir às assembleias dos accionistas é uma táctica comum da sociedade civil na Europa. Geralmente consiste em dois aspectos: 1) protestos fora do edifício que visam denunciar as políticas da empresa, e 2) a participação na AGA tornando-se accionistas para fazer perguntas, utilizada para receber informação oculta (por exemplo, sobre os projectos que tem lugar em países onda as decisões não são transparentes).

Porquê a Galp?

Achamos que a Galp representa uma boa parte dos problemas estruturais em Portugal. A convocatória Galp Tem de Cair resume as nossas razões principais para focar-nos na Galp. Estamos a aprofundar cada uma destas razões em artigos mais detalhados, na secção Porque é que a Galp tem de cair?.

Mas a AGA da Galp vai mesmo acontecer?

Sim. A empresa decidiu seguir com a assembleia no dia 24 de Abril, às 15h00, por meios online. Por isso, a nossa acção também vai acontecer e vamos utilizar tácticas digitais.

O que vão fazer?

A acção tem diversos elementos: vamos participar na AGA para fazer perguntas, vamos ter acções artivistas, e vamos também acções massivas online. Podes saber mais na página Como posso participar?.